Área Restrita

CPF/CNPJ:
Senha:
lembrar senha
Primeiro Acesso

Como chegar

Alameda Santos, 1827 - 1º andar
Cerqueira César
São Paulo/SP
CEP 01419-909
Localização no mapa »


Senhas


  Senhas médicas: a liberação ficou mais rápida

A mudança de rotinas e processos pela Sabesprev e maior utilização pelos recursos credenciados do sistema de autorização de senha via Internet, além de outras iniciativas feitas junto à Central de Regulação estão permitindo uma forma de autorização de senhas mais inovadora e menos burocratizada.

 As senhas só podem ser solicitadas pelo médico, clínica, laboratório ou hospital

 Por que senhas?

Antes de conhecer as mudanças é preciso que os usuários dos planos médicos entendam porque planos de saúde como os da Sabesprev praticam o sistema de liberação de senhas. A Regulação é feita por empresa especializada, contratada pela Sabesprev.

A concessão das senhas para realização de exames ou procedimentos hospitalares, objetiva não somente coibir abusos das solicitações desnecessárias, que oneram os planos e consequentemente seus beneficiários, mas também como forma de zelar pela vida das pessoas evitando a exposição a exames e procedimentos desnecessários e não reconhecidos pela medicina.

A senha sempre será necessária. Para o bem do plano e de seus beneficiários.

 Por que ficou mais rápido?

A Fundação criou um novo instrumento de autorização pela Internet, fez mudanças nos processos que extinguiram avaliação médica em vários exames, e manteve o sistema de solicitação por telefone à Central de Regulação. Juntas essas ações diminuíram o tempo de liberação de senhas para procedimentos médicos.

Desde o início deste mês de junho de 2011, passou a vigorar na Central de Regulação o critério da avaliação administrativa para a maioria dos exames e procedimentos e, dependendo da complexidade do procedimento, também a médica. Elas são necessárias para a liberação das senhas solicitadas pelos prestadores credenciados no Sabesprev Saúde para realização de procedimentos médico e ambulatoriais.

Procedimentos que necessitam de senha:

Emissão de senhas por regulação administrativa:

A administrativa é concedida em poucos minutos. É utilizada apenas para conferir se o plano do beneficiário tem cobertura para o procedimento solicitado, se o prestador solicitante é credenciado e contratado para realizar este procedimento e se o beneficiário está ativo no plano médico. Ela é usada para:

Procedimentos ambulatoriais: endoscopia, colonoscopia, nasofibroscopia, broncoscopia, procedimentos para investigação de doenças arteriais, como cateterismos, angiografias, entre outros.

Exames ambulatoriais: ecocardiograma, ultrassonografia, ressonância, cintilografia, tomografia, polissonografia, eletroneuromiografia, mapeamento cerebral, eletroencefalograma, entre outros.

Emissão de senhas por regulação médica e administrativa

A regulação inicial é administrativa, seguida de avaliação médica do pedido/relatório médico, para consistências técnicas do procedimento solicitado. Os principais procedimentos autorizados por senha de regulação administrativa e médica, são:

• Tratamentos oncológicos para quimioterapia e radioterapia;
• Procedimentos com direcionamento pelo plano de saúde: cirurgia bariátrica, cirurgias refrativas, cirurgias plásticas regulamentadas, etc.;
• Materiais Especiais: são materiais de alto custo que necessitam de analise técnica e validação de orçamento, nos casos de procedimentos eletivos;
• Internações: todas necessitam senha inclusive as feitas em day clinic (hospital dia), psiquiátrica e por dependência química;
• Medicações de uso ambulatorial;
• Remoção;
• Programas de Atendimento Domiciliar: home care, medicare, fisioterapia domiciliar, etc.;
• Honorário Médico para procedimentos cirúrgicos;
• Tratamentos ambulatoriais como câmara hiperbárica, litotripsia, diálise, hemodiálise entre outros, e
• Todos os procedimentos que não constam no rol da ANS.

 Quem deve solicitar a senha?

A senha deve ser pedida pelo prestador: médico, clínica, laboratório ou hospital. O credenciado pode solicitar a senha pela internet (via web) ou por telefone para a Central de Regulação disponibilizado exclusivamente para esse fim.

Quanto tempo leva para a liberação da senha?

Exames ambulatoriais agendados: é emitida em até 24 horas. Ela tem validade de 90 dias e o prestador pode solicitá-la com bastante antecedência.
 
• Cirurgias programadas, mais simples e sem uso de material de alto custo: em até 24 horas.
 
• Cirurgias agendadas com uso de material de alto custo: cinco dias úteisEste procedimento necessita de avaliação técnica dos materiais e também de preço, para garantir uma cotação dentro de valores de mercado evitando custos desnecessários aos planos médicos garantindo a adequada destinação dos recursos.
 
• Tratamentos de quimioterapia: cinco dias úteis. Tempo necessário para a análise e emissão da autorização porque trata-se de procedimentos realizados em pacientes debilitados por doença oncológica, que utilizam medicações habitualmente mais agressivas e que podem levar a efeitos colaterais mais intensos. Para validar o tratamento proposto e garantir a escolha de protocolo reconhecido pelas sociedades médicas nacionais e internacionais, a Sabesprev necessita do envio de relatório médico e dos laudos de exames e procedimentos para análise, um procedimento que é sempre enviado pelo recurso credenciado. A participação do beneficiário em disponibilizar essa documentação à clinica ou ao hospital permite uma maior agilidade nessa análise.

Atenção: nas urgências primeiro atende. Depois solicita a senha

Nos casos de urgência e emergência, onde a falta de assistência imediata compromete a vida, a prioridade sempre será, o atendimento ao paciente. Nessas situações, a solicitação de autorização para internação, remoção ou procedimentos deve ser encaminhada pelo prestador credenciado à Central de Regulação, no primeiro dia útil após o atendimento, para autorização em senha.

 Junho/2011

Notícias

Acompanhe o andamento do recadastramento 2018 no site da Sabesprev

Credenciamento em Diadema

Credenciamento em Sumaré

Credenciamento em Cubatão

leia mais »


Alameda Santos, 1827 - 1º andar Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 01419-909
Central de Atendimento: 08000.551827 - atendimento@sabesprev.com.br

Copyright © 2018 Sabesprev - Todos os direitos reservados