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Saiba evitar os golpes virtuais mais comuns
 
Ataques cibernéticos enganam consumidores para roubar seus dados sensíveis, como número de identidade e cartão de crédito. As consequências podem ir desde o roubo do dinheiro das vítimas até o uso da identidade para enganar outras pessoas.
 
Os golpes virtuais mais comuns na Black Friday são:
 
Falsificação de marca (phishing)
 
São criadas páginas falsas para aplicar um golpe conhecido como phishing. Essas páginas podem assumir a forma de anúncio pago, aplicativo, e-mail, perfil em rede social, mensagens de celular ou site. Algumas pessoas acreditam nas ofertas e compartilham informações confidenciais, como o número do cartão e senha. Assim, empresas e consumidores são “fisgados” pelos cibercriminosos. O phishing visa roubo financeiro, por meio dos cartões ou pela venda de dados pessoais. 
 
Páginas desprotegidas com softwares maliciosos (malware)
 
Os malwares são softwares maliciosos, instalados de maneira silenciosa, quando você acessa uma página na internet desprotegida. Eles danificam dispositivos e capturam dados de consumidores. O conhecido vírus de computador é um exemplo de malware. Outro tipo é o spyware – software que espiona as atividades realizadas no computador. Assim como no phishing,o objetivo é coletar dados sensíveis de empresas e consumidores.
 
4 dicas para prevenir golpes virtuais: 
 
1) Evite acessar redes sem fio públicas ou de lanhouses.Esses sinais de wi-fi podem estar comprometidos por cibercriminosos.
 
2) Desabilite a conexão automática e o compartilhamento de arquivos. Se você realmente precisa usar o wi-fi público, considere usar um serviço de VPN (Virtual Private Network).
 
3) Confira o endereço do site (URL). Se ele começa com “https”, significa que está usando um SSL (site seguro). Também leia com atenção o que exatamente está escrito nesse endereço. Como mencionado, uma tática comum é mudar apenas um caractere – por exemplo, amaz0n.com.
 
4) Não abra e-mails para acessar o banco ou um comércio eletrônico. Digite você mesmo o endereço desses sites, para garantir que você está se conectando com a empresa certa.
Se você já estiver em um site e quiser descobrir na hora se ele é confiável. Confira se existe informações como CNPJ, telefone, endereço, políticas de envio, retorno e privacidade. Isso aumenta as chances de que a empresa por trás dele exista de verdade.Observe também se há depoimentos em plataformas como Consumidor.gov.br e Reclame Aqui. Na dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confirme as informações que você tem sobre a oferta, o produto ou o contato listado.
 
Na hora de comprar, repare se há, no canto inferior da tela, um cadeado ou chave e depois do pedido, guarde capturas de tela (prints)que comprovem seu contato com a loja.
 
Outro ponto de atenção: cuidado com preços que parecem muito baixos para ser verdadeiros.
 
Cai num golpe. E agora? 
 
A aprovação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi um avanço na proteção de dados no Brasil. Mas a lei ainda prevê poucas formas de reparar danos aos consumidores que caem em golpes digitais porque são eles mesmos que acabam disponibilizando seus dados sensíveis. 
 
O consumidor deve conversar com a empresa após ter sofrido um golpe de terceiros. O primeiro passo deve ser contatar a Ouvidoria ou o SAC. Muitas vezes, a empresa também está sendo prejudicada com o golpe e nem sabe. Caso o conflito não se resolva, o consumidor pode registrar reclamações em sites como Consumidor.gov.br e o Procon de seu Estado. As empresas devem dar uma resposta em até dez dias. O próximo passo para o consumidor seria uma conciliação, mediação ou negociação. A última tentativa é transformar a má experiência em processo judicial, pedindo uma indenização.
 
Fonte: Infomoney
 
 
 


12/11/2020

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