Área Restrita

CPF/CNPJ:
Senha:

lembrar senha
Primeiro Acesso

Como chegar

Alameda Santos, 1827 - 14º andar
Cerqueira César
São Paulo/SP
CEP 01419-909
Localização no mapa »


Faça por Você: 6 dicas para organizar as finanças para os gastos de final de ano


Período de festas chegando e, com ele, confraternizações, presentes, viagens, contas e os gastos inevitáveis como todo fim de ano.
 
Para que você comece 2020 com o orçamento equilibrado, separamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar as finanças:
1) Quite as suas dívidas - É muito comum para o brasileiro utilizar o 13º salário, o cartão de crédito e até mesmo empréstimos para fazer as compras de Natal e Ano Novo. Além de arriscada, essa atitude pode se transformar em uma bola de neve caso você já tenha dívidas acumuladas. Para terminar o ano com o saldo positivo e começar 2020 com o pé direito, é importante quitar suas dívidas, ou pelo menos começar esse processo. Colocar na ponta do lápis tudo o que você deve é importante inclusive para que você consiga tomar as suas ações de final de ano de forma consciente: como comprar presentes ou viajar.
 
2) Planeje os seus gastos - Quando o 13º salário cai na conta, pode parecer um “dinheiro extra” e é muito provável que seja tentador gastar tudo de uma só vez. Mas lembre-se que na verdade esse valor pode ter uma direção mais certeira e eficaz para sua conta bancária. Estas são algumas das prováveis despesas de fim e começo de ano que você deve levar em conta:
● Alimentação e transporte para as festas de Natal e Ano Novo;
● Presentes e lembranças para amigos e familiares;
● Matrícula, uniforme e material escolar caso você tenha filhos;
● IPTU;
● IPVA e seguro caso você possua um veículo.
3) Crie listas - Neste período, somos bombardeados de informações e publicidade que nos incitam a comprar cada vez mais. Não se permita ser manipulado, fuja das compras por impulso. O ideal é criar listas detalhadas com o valor que você tem para gastar, desde os presentes que vai comprar até a lista de compras de supermercado para a casa e para a ceia. Quanto mais detalhada, menor será a chance de ser pego de surpresa.
 
4) Dê presentes que cabem no seu orçamento - Presentear é uma maneira maravilhosa de demonstrar carinho, mas isso não significa de forma alguma que é necessário extrapolar seu orçamento e se endividar. Existem várias possibilidades de dar presentes fofos e atenciosos a preços acessíveis.
 
5) Antecipe suas compras - Quem deixa as compras para a última hora tem que enfrentar vários problemas: os preços ficam mais altos, as lojas mais cheias, as compras online não são entregues a tempo, fora que as opções de presentes disponíveis nas lojas diminuem. Se organize com antecedência, faça pesquisa e comparação de preços, veja se vale a pena comprar pela internet e aproveite os descontos que antecedem as festas de fim de ano.
6) Você não precisa estourar seu orçamento para se divertir - Tente pegar leve nas comemorações, procure opções de ceias e festas mais em conta e, se necessário, converse com seus amigos e familiares. Pode ter certeza que eles também vão gostar da ideia de economizar um pouco. O amigo oculto é uma ótima alternativa para não ter que dar muitos presentes.

Comece 2020 com o planejamento financeiro pronto!

Não cometa o erro de só pensar no planejamento do próximo ano depois das festas de Reveillon.
 
Projete suas metas ainda em 2019 e guarde um pouco de dinheiro para colocá-las em prática no tempo certo.
 
Para isso você pode contar com a ajuda de apps, blogs de educação financeira , planilhas online ou até mesmo da boa e velha agenda.


06/12/2019

Notícias

Aposentados e Pré aposentados recebem Sabesprev em Franca

EMPRÉSTIMO FÁCIL: ENVIE O SEU CAC PARA A SABESPREV

Sabesprev realiza palestra para aposentados e pré aposentados na RB

Enquete aponta crescimento na satisfação com serviços

leia mais »


Alameda Santos, 1827 - 14º andar Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 01419-909
Central de Atendimento: 08000.551827 - atendimento@sabesprev.com.br

Copyright © 2020 Sabesprev - Todos os direitos reservados