Área Restrita

CPF/CNPJ:

Senha:

lembrar senha    Primeiro Acesso

Como chegar

Alameda Santos, 1827 - 1º andar
Cerqueira César
São Paulo/SP
CEP 01419-909
Localização no mapa »


Déficit não é "rombo"

O déficit atuarial surgiu em função do aumento da expectativa de vida de seus participantes. É preciso solucioná-lo para não causar problemas no longo prazo.

A divulgação na imprensa sobre o déficit atuarial da Sabesprev motivou o surgimento de dúvidas entre os participantes. A Fundação tem informado com absoluta responsabilidade e transparência a existência desse problema ao longo dos últimos anos. Para tranqüilizar seus participantes, esclarece que:


  • O déficit atuarial da Sabesprev foi apontado a partir de 2001, com a adoção de cálculos atuariais mais adequados ao perfil do participante, QUE PASSOU A VIVER MAIS: a expectativa de vida subiu cerca de sete anos. Essa constatação fez com que a Diretoria da Fundação desenvolvesse estudos sobre a nova composição de recursos necessária para honrar seus compromissos com os participantes a longuíssimo prazo. Ou seja: os estudos mostram como estará o plano previdenciário daqui a 80 anos ou mais, ATÉ QUE O ÚLTIMO benefício seja pago. Foi o seu resultado que identificou a existência de um déficit atuarial, problema que está sendo solucionado para garantir os compromissos com todos os participantes.
  • A existência do déficit atuarial da Fundação não significa falta imediata de recursos financeiros para pagar as aposentadorias. A Sabesprev administra um patrimônio de mais de R$ 1,4 bilhão e paga rigorosamente em dia benefícios para mais de 4 mil aposentados e pensionistas.
  • Pela legislação vigente o déficit atuarial apresentado por planos de Benefício Definido, - que é o modelo do plano atual, deve ser obrigatoriamente equacionado, e na proporção das contribuições pagas pelas partes envolvidas.
  • Para equilibrar e solucionar o problema do déficit do atual plano será necessário aumentar a contribuição dos participantes e da patrocinadora. Para muitos participantes os valores apurados ficarão muito elevados. Portanto, a alternativa encontrada foi criar outro plano, o de Contribuição Definida- CD, modalidade implantada na maioria dos fundos de pensão de todo o mundo, inclusive no Brasil.


17/01/2010

Notícias

SABESPREV enviará e-mail com Demonstrativo de Utilização dos Planos de Saúde

Pesquisa aponta aumento na confiança e satisfação

SABESPREV leva participantes ao cinema

Andamento da Ação Judicial que impede as migrações para o Plano SABESPREV MAIS

leia mais »


Alameda Santos, 1827 - 1º andar Cerqueira César - São Paulo/SP - CEP 01419-909
Central de Atendimento: 08000.551827

Copyright © 2014 Sabesprev - Todos os direitos reservados